Esta página é exclusiva a Profissionais de Saúde registados.

Foi demonstrado em humanos que o Cloreto de Cetilpiridínio (CPC) em colutórios quebra a membrana do SARS-CoV-2 e reduz a quantidade de vírus ativo na saliva

cpc-em-colutorios-quebra-a-membrana-sars-cov-2

Um ensaio clínico, publicado na revista científica Journal of Dental Research, demonstra que enxaguar a boca durante um minuto com colutórios com CPC reduz a quantidade de vírus infeciosos na saliva, tais como o SARS-CoV-2.

Numa altura em que a máscara já não é obrigatória, o estudo liderado pela Fundación Lucha contra las Infecciones, em colaboração com o IrsiCaixa AIDS Research Institute, o Northern Metropolitan Territorial Management e a DENTAID Research Center, confirma que o uso de colutórios com CPC pode ser adicionado a outras estratégias preventivas para evitar a propagação do SARS-CoV-2.

icon-locker-closed

Para continuar a ler este artigo, deverá registar-se como profissional de saúde.

Se é Profissional de Saúde faça o seu registo. Se já se registou, faça o seu login abaixo.

Artigos Relacionados

Relação entre afeção periodontal e enfarte do miocárdio

Relação entre afeção periodontal e enfarte do miocárdio

Foi demonstrado que existe uma relação positiva entre a gravidade e a extensão da afeção periodontal e o tamanho do enfarte do miocárdio.
Deteção do ADN de agentes patogénicos orais em amostras de placenta

Deteção do ADN de agentes patogénicos orais em amostras de placenta

Um estudo do DENTAID Research Center e da Universidade de Granada demonstra que a placenta de mulheres grávidas com periodontite apresenta um número de espécies microbianas superior ao observado em mulheres sem afeções periodontais.