Esta página é exclusiva a Profissionais de Saúde registados.

A importância da citicolina para o sistema nervoso central.

A importância da Citicolina para o sistema nervoso central
fotografia da Dra. Joana Rosa Martins

Dra. Joana Rosa Martins

Assistente Hospitalar de Medicina Interna | ULS de Santa Maria – Hospital de Santa Maria

O fosfolípido mais frequente na membrana dos eucariotas é a fosfatidilcolina, correspondendo a citicolina à forma farmacêutica idêntica ao precursor intracelular deste fosfolípido e sendo uma fonte exógena de colina e citidina.

A citicolina ativa a biossíntese de fosfolípidos estruturais da membrana neuronal, aumenta o metabolismo cerebral e atua sobre os níveis de diferentes neurotransmissores, nomeadamente a acetilcolina. Os seus benefícios podem ser agrupados em quatro grandes grupos: na melhoria da memória e cognição, na proteção cerebral sendo útil como resposta a situações clínicas que provoquem dano, na melhoria do fluxo sanguíneo cerebral e no aumento da eficiência do metabolismo do sistema nervoso central.

As suas aplicações são múltiplas, nomeadamente no défice cognitivo ligeiro associado ao envelhecimento, na demência, na doença de Parkinson, no pós-acidente vascular cerebral, no pós-lesão traumática cerebral, no défice de atenção e hiperatividade e na melhoria da memória, aprendizagem e atenção.

Relativamente ao seu perfil de segurança é considerado um fármaco seguro, bem tolerado e sem efeitos adversos significativos.

icon-locker-closed

Para continuar a ler este artigo, deverá registar-se como profissional de saúde.

Se é Profissional de Saúde faça o seu registo. Se já se registou, faça o seu login abaixo.

Artigos Relacionados

Bromazepam em portugal: da prescrição médica aos efeitos neurológicos e ambientais

Bromazepam em portugal: da prescrição médica aos efeitos neurológicos e ambientais

A Dra. Rubina Maciel dos Santos analisa a prescrição do bromazepam em Portugal, os seus efeitos neurológicos e ambientais e as variações geográficas.
A dor lombar e o músculo – o papel dos relaxantes musculares

A dor lombar e o músculo – o papel dos relaxantes musculares

A dor lombar é um dos desafios mais comuns da Reumatologia. Saiba como os relaxantes musculares, especialmente o metocarbamol, podem ser aliados essenciais.
O papel das benzodiazepinas na Perturbação de Ansiedade Social

O papel das benzodiazepinas na Perturbação de Ansiedade Social

A Dra. Lígia Castanheira analisa o uso de benzodiazepinas no tratamento da ansiedade social, destacando os seus benefícios e limitações.