Deve ler cuidadosamente todas as informações constantes da embalagem do medicamento e do seu folheto informativo (revisão 03/2025) e, em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas, deve consultar o seu médico ou farmacêutico.
Bekunis é um medicamento não sujeito a receita médica, pertencente ao grupo de laxantes de contacto, que tem como substância ativa o bisacodilo.
Com mais de 35 anos no mercado, Bekunis proporciona um alívio eficaz e previsível da prisão de ventre, em 6 a 10 horas.
Indicado para o tratamento da obstipação ocasional/aguda ou como preparação para exames endoscópicos ou radiológicos ao intestino grosso, assegura o bom funcionamento do aparelho digestivo e evita a preguiça intestinal.
O bisacodilo (substância ativa do Bekunis) é um fármaco estimulante laxante que atua nas terminações nervosas do intestino, estimulando os músculos intestinais e promovendo a acumulação de água dentro do intestino. Porque é que isto é favorável? Porque amolece as fezes, facilitando a sua evacuação.
Folheto Informativo
Revisão: 03/2025
Blisters em caixa de 20 ou 40 comprimidos revestidos.
Adultos e crianças com mais de 12 anos de idade devem tomar 1-2 comprimidos revestidos (que corresponde a 5 – 10 mg de bisacodilo).
Os comprimidos são melhor deglutidos inteiros à tarde ou de manhã com o estômago vazio com uma grande quantidade de líquido (com exceção de leite). Caso sejam tomados à tarde, a evacuação ocorre aproximadamente 10 horas depois. Caso sejam tomados de manhã com o estômago vazio, a evacuação ocorre aproximadamente 6 horas depois.
Deve evitar os tratamentos prolongados. Em geral, o tratamento com Bekunis só é recomendado se não for possível alcançar o efeito desejado com outras medidas a longo prazo, tais como: alteração dos hábitos alimentares (ingestão de vegetais e alimentos ricos em fibras e de quantidades adequadas de líquidos) e mudança do estilo de vida (fazendo exercício físico). Consultar o médico em caso de agravamento ou persistência dos sintomas. A perda intestinal de líquidos pode originar desidratação e os sintomas são sede e diminuição da quantidade de urina eliminada. Nos doentes que sofrem de perda de líquidos e nos quais a desidratação pode ser prejudicial (como por exemplo doentes que sofrem de insuficiência renal ou doentes idosos), o tratamento com Bekunis deve ser interrompido e só deverá ser reiniciado sob supervisão médica.
Os conteúdos abaixo estão restritos a profissionais de saúde. Se é profissional de saúde faça o seu registo. Se já se registou, faça o seu login abaixo.
As informações desta página dizem respeito a um Medicamento Não Sujeito a Receita Médica, não comparticipado. Manter fora da vista e do alcance das crianças. Guardar na embalagem de origem. Leia cuidadosamente as informações constantes do acondicionamento secundário e do folheto informativo e, em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas, consultar o médico ou o farmacêutico. Se tiver quaisquer efeitos indesejáveis, incluindo efeitos indesejáveis não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico. Também poderá comunicar efeitos indesejáveis diretamente ao INFARMED, I.P. através dos seguintes contactos: Portal RAM do Infarmed, linha do medicamento: 800222444 (gratuita), Tel.: +351 21 798 7373, email: farmacovigilancia@infarmed.pt ou farmacovigilancia@faesfarma.pt. Para mais informações deverá contactar o Titular da Autorização de Introdução no Mercado (Roha Arzneimittel GmbH) ou o distribuidor: Faes Farma Portugal, S.A., Rua Elias Garcia, 28, 2700-327 Amadora – NIPC 500 162 220. 9405-WFF-BEK-2025. Edição 01 | Data: 30/04/2025.
Consumidor final
800 910 112
Linha telefónica gratuita
Telefone geral
214 758 300
Chamada para a rede fixa nacional