Esta página destina-se a fins promocionais. Leia cuidadosamente a rotulagem e as instruções de utilização (revisão 09/2024).
Instruções de utilização
Revisão: 09/2024
oti FAES CalmaDOL® são gotas auriculares que contêm glicerol e lidocaína a 0,5% e está indicado para o alívio da dor e comichão no canal auditivo externo. A sua ação baseia-se nas propriedades osmóticas do seu principal componente, o glicerol. O glicerol é utilizado em gotas auriculares principalmente devido a duas das suas características:
A lidocaína, um anestésico local, é usada para o alívio da dor e complementa a ação do glicerol.
oti FAES CalmaDOL® são umas gotas auriculares num frasco multidose com 7g de solução, adequadas para uso em adultos e crianças a partir dos 6 meses de idade. Dispositivo médico de classe III.
1.Lave as mãos e desenrosque a tampa do frasco.
2.Incline a cabeça ou deite-se de lado para que o ouvido em que vai aplicar o produto fique voltado para cima.
3.Puxe levemente o lóbulo da orelha (parte inferior do canal auditivo) na direção oposta ao pescoço.
4.Coloque o frasco destapado de oti FAES CalmaDOL virado para baixo e pressione ambos os lados, de modo que sejam aplicadas 2 gotas do produto no ouvido.
5.Mantenha a cabeça inclinada por alguns minutos para que as gotas penetrem no canal auditivo.
6.Remova o excesso de líquido com um pano limpo.
7.Recomenda-se tapar o canal auditivo externo com algodão após a aplicação. Isto é especialmente recomendado no caso das crianças.
8.Recoloque a tampa do frasco.
Posologia:
Adultos e crianças com idade superior a 6 meses: 2 gotas em cada ouvido, até 3 vezes ao dia no máximo.
Crianças com idade entre os 6 meses e os 12 anos: Aplicar exclusivamente sob a supervisão de um adulto ou médico. Nas crianças, o ouvido deve ser protegido com algodão.
Se não houver melhoria após 3 dias ou se piorar, consulte o seu médico.
Oti FAES CalmaDOL está contraindicado em bebés com idade inferior a 6 meses.
Não utilize oti FAES CalmaDOL: se a embalagem estiver danificada; em caso de lesão no tímpano (por exemplo: otite média crónica); em caso de alergia conhecida a algum dos componentes do produto; se o prazo de validade indicado na embalagem tiver sido excedido; se tiver sido submetido recentemente a uma intervenção ou tratamento cirúrgico ao ouvido; em bebés com idade inferior a 6 meses de idade; em caso de inchaço ou dor prolongada, o que pode indicar a existência de uma otite de origem bacteriana ou fúngica externa e, nesse caso, deve consultar o médico; em caso de supuração do ouvido; se usa aparelhos auditivos: oti FAES CalmaDOL não deve ser aplicado com o aparelho auditivo colocado. oti FAES CalmaDOL deve ser aplicado uma hora antes de colocar o aparelho auditivo no canal auditivo externo.
Advertências: oti FAES CalmaDOL só deve ser utilizado após um exame otológico realizado por um médico. É especialmente importante em crianças com idade inferior a 3 anos de idade proceder a uma avaliação médica antes de utilizar o produto, de modo a evitar que a dor possa mascarar outras patologias e atrase o seu tratamento. Não há evidência de que as gotas oti FAES CalmaDOL sejam prejudiciais durante a gravidez e amamentação. No entanto, deve consultar o seu médico antes de aplicar oti FAES CalmaDOL se estiver grávida ou a amamentar, de modo a avaliar se os benefícios previsíveis do oti FAES CalmaDOL superam o risco potencial. Se os sintomas se intensificarem ou não se registarem melhorias após três dias de utilização de oti FAES CalmaDOL ou se tiver febre, contacte o seu médico. A dor ou inchaço prolongados podem ser indício de uma infeção bacteriana ou fúngica, que pode requerer outro tratamento mais adequado.
Possíveis efeitos indesejáveis: oti FAES CalmaDOL é bem tolerado e não há efeitos indesejáveis conhecidos após a sua utilização. Em caso de alergia ou outros efeitos indesejáveis, informe o seu médico ou farmacêutico e pare de aplicar as gotas. Siga as instruções de utilização do oti FAES CalmaDOL.
Os conteúdos abaixo estão restritos a profissionais de saúde. Se é profissional de saúde faça o seu registo. Se já se registou, faça o seu login abaixo.
Publicidade. Antes de utilizar, leia cuidadosamente a rotulagem e as instruções de utilização. Oti FAES CalmaDOL gotas auriculares é um dispositivo médico que contém glicerol (anidro) e lidocaína a 0,5% e está indicado para o alívio da dor e comichão no canal auditivo externo. Oti FAES CalmaDOL pode ser utilizado em crianças a partir dos 6 meses de idade e em adultos. Oti FAES CalmaDOL só deve ser utilizado após um exame otológico realizado por um médico. É especialmente importante em crianças com idade inferior a 3 anos de idade proceder a uma avaliação médica antes de utilizar o produto, de modo a evitar que a dor possa mascarar outras patologias e atrase o seu tratamento. Oti FAES CalmaDOL está contraindicado em bebés com idade inferior a 6 meses. Consulte o seu médico para monitorizar o efeito do tratamento. Apenas para uso externo. Evitar o contacto com olhos, boca, garganta e mucosas do nariz. Não utilizar por mais de 3 dias seguidos, nem de forma crónica. Se não houver melhoria após 3 dias ou se piorar, consulte o seu médico. Em caso de alergia ou outros efeitos indesejáveis, informe o seu médico ou farmacêutico e pare de aplicar as gotas. Siga as instruções de utilização do oti FAES CalmaDOL. Conservar na posição vertical, em local fresco e seco, a temperatura entre 15 °C e 25 °C. Não conservar no frigorífico e evitar a congelação. Não expor à luz solar direta. Manter fora do alcance e da vista das crianças. oti FAES CalmaDOL pode ser utilizado no máximo durante 4 semanas após a abertura. Dispositivo médico de classe III. O frasco multidose contém 7 g de solução. Ed. revista 09.2024.Possíveis efeitos indesejáveis, advertências, precauções e condições de conservação: Leia cuidadosamente as informações constantes da embalagem e das instruções de utilização e, em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas, consultar o médico ou o farmacêutico. Manter fora do alcance e da vista das crianças. Conservar na embalagem de origem à temperatura ambiente. Não deve ser utilizado após o prazo de validade impresso na embalagem. Se sentir algum efeito secundário grave, este deve ser comunicado ao fabricante e à autoridade nacional competente (INFARMED, I.P.). Para mais informações, contacte o distribuidor Faes Farma Portugal, S.A. – Rua Elias Garcia, n. º 28, 2700-327 Amadora, Portugal – NIPC 500162220, www.faesfarma.pt. 7811-WFF-OT-2025-1 | Edição 01 | 24/03/2025.