Esta página é exclusiva a Profissionais de Saúde registados.
A gengivite e a periodontite são duas das afeções mais frequentes no ser humano, com uma prevalência de 59,8% e 35% respetivamente em adultos com idades entre os 35 e os 44 anos e de 51,6% em indivíduos com idades entre os 65 e os 74 anos.
Nos anos 90 foi desenvolvido o modelo da placa dentária como biofilme, o qual é composto por micro-organismos, que representam 15%-20% do seu volume, e uma matriz, o glicocálix, que representará 75%-80%1.
Esta matriz é composta por uma mistura de exopolissacáridos, proteínas, sais minerais e material celular2. O biofilme oral é o principal agente etiológico da cárie e das afeções periodontais (gengivite e periodontite)3. A alteração qualitativa ou quantitativa desta população de micro-organismos desempenha um papel essencial na manutenção da saúde bucodentária4. A gengivite é definida como a inflamação das gengivas decorrente dos efeitos da acumulação de biofilme, que origina a irritação e inflamação da gengiva. Os micro-organismos e as suas toxinas infetam e inflamam a gengiva, tornando-a sensível5. A gengivite afeta a mucosa da gengiva e é reversível. Se a gengivite não for controlada poderá evoluir para uma periodontite, que se estende até às zonas mais profundas, como o ligamento periodontal e o osso alveolar6.
Para continuar a ler este artigo, deverá registar-se como profissional de saúde.
Se é Profissional de Saúde faça o seu registo. Se já se registou, faça o seu login abaixo.
Consumidor final
800 910 112
Linha telefónica gratuita
Telefone geral
214 758 300
Chamada para a rede fixa nacional