Esta página é exclusiva a Profissionais de Saúde registados.

De Vitamina D a Hormona D

De Vitamina D a Hormona D
Fotografia Dra. Fátima Godinho

Dra. Fátima Godinho

Reumatologista | Hospital Garcia da Orta, Almada

A vitamina D continua a ser alvo de grande interesse na comunidade científica graças aos seus efeitos na saúde humana, que vão para além do esqueleto.

Enquanto vitamina é um composto orgânico essencial, proveniente da dieta, de que o organismo necessita em pequenas quantidades para o seu normal funcionamento. Atua como coenzima e precursor de coenzimas, regulando processos metabólicos mas não sendo fonte de energia.

Enquanto hormona é uma substância produzida por tecidos com capacidade secretória, sendo transportada pelo sangue até aos tecidos alvo onde atua e estando sujeita a mecanismos de retrocontrolo. Autorregula-se direta e indiretamente, através da expressão quer de enzimas quer de outras hormonas regulatórias (PTH e FGF-23).

A população portuguesa, conforme demonstrado recentemente no estudo Vitacov, é globalmente deficitária em vitamina D. O calcifediol, forma semi-ativada do colecalciferol, tem demonstrado ser rápido no atingimento e manutenção de valores séricos adequados de 25OHD, para além de bem tolerado. Oferece, deste modo, a possibilidade de todos beneficiarem dos efeitos na saúde humana desta vitamina-hormona.

icon-locker-closed

Para continuar a ler este artigo, deverá registar-se como profissional de saúde.

Se é Profissional de Saúde faça o seu registo. Se já se registou, faça o seu login abaixo.

Artigos Relacionados

Conhecer e controlar os níveis de vitamina D é relevante para prevenir a diabetes?

Conhecer e controlar os níveis de vitamina D é relevante para prevenir a diabetes?

Estima-se uma prevalência global crescente da diabetes para os próximos anos, contribuindo para o aumento de várias doenças cardiovasculares, que constituem as suas principais complicações.
Vitamina D e hipertensão arterial: qual a relação?

Vitamina D e hipertensão arterial: qual a relação?

A deficiência de vitamina D é globalmente muito prevalente, incluindo em Portugal, podendo alcançar aproximadamente 50% da população, sobretudo nas áreas geográficas e nos meses com menor exposição solar.
Infeções respiratórias virais, para além das vacinas.

Infeções respiratórias virais, para além das vacinas.

As infeções respiratórias sazonais por vírus que afetam o trato respiratório são, todos os anos, responsáveis por uma procura aumentada dos cuidados de saúde primários e hospitalares.

Bibliografia de suporte:
– Quesada-Gomez JM, Bouillon R, Calcifediol Cornerstone of the Vitamina D Endocrine System . Nutrients 2023, 15, 2290.
– Ellison D, Moran H, Vitamin D:  Vitamin or Hormone? Nurs Clin Am 56 (2021) 47-57.

1884-VIT-2024-1. Aprovado em 01/2024.