Esta página é exclusiva a Profissionais de Saúde registados.
“Pérez-Castrillon JL, Usategui-Martín R, Pludowski P. Treatment of Vitamin D Deficiency with Calcifediol: Efficacy and Safety Profile and Predictability of Efficacy. Nutrients. 2022 May 5;14(9):1943”
Apesar de ambas as moléculas, calcifediol e colecalciferol, serem responsáveis por aumento dos níveis de 25OHD, o calcifediol é mais potente, atingindo rapidamente os valores desejáveis de vitamina sérica (1).
A longo prazo, ambos os fármacos têm um comportamento semelhante, embora o calcifediol, dadas as suas propriedades farmacocinéticas, seja preferido em situações como insuficiência hepática, insuficiência renal crónica, má absorção e obesidade.
Isto deve-se à sua maior solubilidade, diminuição do sequestro no tecido adiposo, menor volume de distribuição, ausência de necessidade de metabolização hepática e diferente mecanismo de absorção.
O Calcifediol possui maior afinidade pela proteína transportadora, o que permite uma internalização mais eficiente no sistema megalina-cubilina (2).
Enquanto a absorção do colecalciferol é mediada por uma proteína transportadora, que é transportada por quilomícrons, atingindo a circulação sistêmica através do sistema linfático, o calcifediol passa diretamente para o sangue pela veia porta e não necessita de ácidos biliares ou formação de micelas (8). Isso diminui a influência da obesidade e da má absorção no status da vitamina D e nas concentrações de 25OHD após a administração de calcifediol (9).
Suplementos de colecalciferol produzem um aumento menor no status de vitamina D (10). Dado que a hidroxilação do colecalciferol e a síntese da proteína de transporte (DBP) ocorrem no fígado, a administração do metabolito hidroxilado permite uma resposta mais eficaz, independentemente do estado do fígado (11).
Para ver este estudo completo, deverá registar-se como profissional de saúde.
Se é Profissional de Saúde faça o seu registo. Se já se registou, faça o seu login abaixo.
Consumidor final
800 910 112
Linha telefónica gratuita
Telefone geral
214 758 300
Chamada para a rede fixa nacional