Faes Farma em Números

Faes Farma, empresa farmacêutica fundada em 1933, tem uma presença sólida em Portugal e Espanha, com um amplo e crescente desenvolvimento internacional, com presença em vários países e exportando matérias-primas e produtos farmacêuticos acabados a um crescente número de nações.

Para o desenvolvimento de toda a sua atividade de investigação, produção e comercialização de produtos farmacêuticos, e incluindo a atividade de nutrição animal, conta com mais de 1680 colaboradores (em 31 de março de 2021), nas suas sedes de Lejona (Vizcaya), Madrid, Amadora (Portugal), Barcelona, as suas filiais em Itália, México, Colômbia, Perú, Chile, Equador, Nigérias e a recente incorporação de Guatemala, com a compra da empresa Global Farma SA. Além disso, Faes Farma inclui as suas empresas de nutrição e saúde animal (FARM Faes) como Ingaso Farm e Tecnovit.

Como resultado na aposta da investigação farmacêutica da Faes Farma, destaca-se o lançamento da nossa molécula anti-histamínica bilastina, comercializada em Espanha desde 2011 e que até à data está licenciada em mais de 130 países em todo o mundo.

O grupo Faes Farma finalizou o ano de 2020 com um volume de negócios de 380,24 milhões de euros, que representa um crescimento de 6,4% em relação ao ano anterior. Uma evolução positiva que reafirma a tendência dos anos anteriores.

Destaca-se também a evolução positiva da rúbrica “Outras Receitas Operacionais”, com um aumento de 21,2% face a 2019, fruto do comportamento das licenças concedidas, quer para a bilastina, quer para outras moléculas.

O grupo Faes Farma fechou o ano 2020 com um lucro líquido de 73,4 milhões de euros, com um crescimento de 14,6% face a 2019, obtendo, pelo sexto ano consecutivo, o lucro mais alto da sua história; especialmente relevante num ambiente tão complicado face à situação pandémica provocada pelo Covid-19.